Normas para publicação de artigos e trabalho no livro Atualizações em Pilates Clínico

Apresentação

O livro do Pilates Contemporâneo “Atualizações em Pilates Clínico” pretende divulgar as produções de alunos, professores e profissionais Fisioterapeutas e da área da saúde, a fim de socializar o conhecimento das pesquisas produzido na prática de Pilates. O benefício da divulgação é sem dúvida a possibilidade da prática baseada em evidências. Este veículo de divulgação publicará, preferencialmente, artigos originais, incluindo também na sua linha editorial trabalhos de revisão, atualização, estudos de caso e/ou relatos de experiência e resenhas de livros, resumos de teses e dissertações, respeitando a ética na elaboração de trabalhos. Os trabalhos devem apresentar como temática principal o Pilates, suas repercussões ou conhecimentos associados ao seu embasamento teórico.

Normas para a publicação

O artigo deve ser científico e apresentar resultados de pesquisas ou uma contribuição para a área da saúde.

O artigo deve ser inédito, ou seja, não pode ter sido submetido à publicação em outra revista, livro ou outro meio de divulgação com periodicidade. Os artigos apenas apresentados em congressos científicos e publicados em anais poderão ser submetidos neste livro.

A revisão ortográfica é imprescindível, desta forma os avaliadores irão averiguar somente a parte técnica. Caso quaisquer erros de ortografia sejam identificados, o artigo poderá ser excluído do livro.

As normas da ABNT deverão ser respeitadas durante a formatação do trabalho, sob pena de exclusão.

O envio dos trabalhos deverá ser realizado por meio de submissão exclusiva pelo endereço: livro@pilatescontemporaneo.com.br

Importante: um mesmo autor pode submeter mais de um artigo, mas NÃO SERÁ PERMITIDO enviar mais de um artigo no mesmo e-mail.

O ofício de encaminhamento (anexo A) deverá ser preenchido e enviado digitalizado junto com o artigo com cópia de e-mail para todos os autores, sob pena de ser negado. Todo o conteúdo dos artigos publicados é de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

A análise dos artigos iniciará no ato de seu recebimento, podendo ser excluído caso não atenda as exigências de submissão (anexos e cópia aos coautores). Na observância do atendimento das normas editoriais, os artigos receberão conceitos de aprovação, modificação ou recusa.

A resposta da submissão será enviada após a análise dos artigos em e-mail com os possíveis status: APROVADO, APROVADO COM RESSALVAS ou NÃO APROVADO. Os trabalhos APROVADOS COM RESSALVAS deverão ser corrigidos de acordo com as sugestões do revisor e reenviados para uma nova análise. Esse processo deverá ocorrer uma única vez. Caso as sugestões não sejam acatadas, o revisor poderá fornecer parecer de NÃO APROVADO pelo Conselho Editorial.

Os autores com trabalhos APROVADOS deverão assinar o termo de autorização para publicação e cessão de direitos autorais que será enviado junto ao e-mail de aprovação do trabalho.

Os autores terão direito a um exemplar do livro, independente do número de capítulos publicados. Os originais não aprovados não serão devolvidos sob nenhuma hipótese.

Aos organizadores será dada a responsabilidade de analisar as propostas das editoras e gráficas, decidir a quantidade de livros a serem confeccionados, escolher o layout da capa, convidar os autores do prefácio, prólogo e epígrafe.

Normas para a formatação dos trabalhos

Os artigos devem atender exclusivamente as normas da ABNT para a publicação no livro intitulado “Atualizações em Pilates Clínico” e deve atender aos seguintes requisitos redacionais e de formatação:

Primeira página

1- Título do artigo: com todas as palavras em maiúsculas, no topo da página, centralizado, fonte Arial, tamanho 14 e negrito. Após o título, se não houver subtítulo, deixar duas linhas em branco;

2- Autoria: abaixo do título, centralizado, fonte Arial, tamanho 12, deverá(ão) estar o(s) nome(s) do(s) autor(es), em negrito, (no máximo 6 autores) e com nota de rodapé contendo a identificação numérica arábica, titulação e endereço eletrônico. O autor principal deverá destacar em negrito o seu endereço eletrônico para a correspondência.

Elementos textuais e número de páginas

O tamanho do artigo, incluindo as referências, deverá ter o máximo de 10 páginas, estando assim organizadas:

  • INTRODUÇÃO
  • MATERIAIS E MÉTODOS
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS

Formatação geral

  • Tipo de arquivo exigido na submissão: “.doc” ou “.docx”. Arquivos em “.pdf” não serão aceitos.
  • Layout do texto: 1 coluna.
  • Fonte para texto: Arial, tamanho 12.
  • Fonte para quadros, figuras, tabelas e notas de rodapé: Arial, tamanho 10.
  • Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21 cm).
  • Margens: superior e inferior igual a 3 cm e direita e esquerda igual a 2 cm.
  • Espaçamento entre linhas: simples.
  • Utilização de itálico para termos estrangeiros e negrito para títulos de livros e para nomes de periódicos.
  • As citações serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação. Exemplo: SILVA et al., 1992). As citações indiretas também deverão conter nome do autor com inicial em maiúscula e, entre parêntesis, data da publicação. Exemplo: Silva et al. (1992).
  • As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. Deverão ser identificadas, com título e legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc). Tabelas deverão ser indicadas com sua numeração acima do objeto, contendo título e fonte, quando for o caso. Figuras, Quadros e Gráficos deverão ser indicados com sua numeração abaixo do objeto, com título e legenda. A chamada no texto para as figuras deverá ser Tab. 1 ou Fig. 1 ou Quadro 1.

Modelo de referências

LIVRO:

SOBRENOME e nome do autor, título do livro em negrito, subtítulo, edição. local de publicação: nome da editora, ano.
Exemplo: PAES, M. L. Arquivo, Teoria e Prática: revedo conceitos. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

ARTIGO:

SOBRENOME e nome do autor, título do artigo, subtítulo, nome do periódico em negrito, local de publicação, volume, número e página do periódico, data (periodicidade e ano).
Exemplo: PETRIBÚ, M. M. V.; CABRAL, P. C.; ARRUDA, I. K. G. Estado nutricional, consumo alimentar e risco cardiovascular: um estudo em universitários. Rev. Nutr., Campinas, v.22, n.6, p.837-46, nov./dez. 2009.

TCC / DISSERTAÇÃO / TESE:

SOBRENOME e nome do autor, título do trabalho em negrito, subtítulo. Ano. Número de folhas. Tipo de trabalho (Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação ou Tese) – Instituição de Ensino Superior, local, ano novamente.

Exemplo: SIMÃO, M. Hipertensão arterial e fatores de risco associados: estudo entre universitários da cidade de Lubango – Angola. 2005. 137fl. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.

Ofício de Encaminhamento

Artigo para o Livro e o Ofício de Encaminhamento deverá ser enviado para o Email: livro@pilatescontemporaneo.com.br

http://pilatescontemporaneo.com/wp-content/themes/salient/css/fonts/svg/basic_calendar.svg

Cronograma

Submissão de trabalhos pelos autores – 23/10/2017 a 05/02/2018
Avaliação dos artigos por dois revisores ad hoc e retorno aos autores – 05/02/2018 a 05/03/2018
Correções dos artigos pelos autores e reenvio aos revisores ad hoc – 05/03/2018 a 05/04/2018
Reavaliação dos artigos pelos revisores ad hoc e parecer final – 05/04/2018 a 05/05/2018
Entrega do termo de autorização para a publicação – 05/05/2018 a 25/05/2018
Publicação do livro – Até agosto de 2018

Organizadoras

Profª. Drª. Fernanda Moura Vargas Dias
Mestre e Doutora em Ciências Fisiológicas pela
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Professora Adjunta do Colegiado de Fisioterapia

Profª. Msc. Ingrid Quatarolo Vargas
Mestre em Ciências do Desporto – UTAD/Portugal
Especialista em Terapia Oriental
Diretora da Escola Pilates Contemporâneo
Coordenadora da Pós-graduação do Pilates
Contemporâneo da Universidade de Vila Velha (UVV)

 E-BOOK GRATUITO 

Pilates Contemporâneo Clínico na prevenção da dor lombar - 10 exercícios fundamentais

por Ingrid Quartarolo
QUERO RECEBER O E-BOOK