Skip to main content

Pilates passa por evolução, mas filosofia não deve se perder

By junho 10, 2016dezembro 20th, 2016Galeria de Cursos

Ingrid Quartarolo formou parte dos profissionais do pilates que atuam em Fortaleza. Ela conta sobre os ensinamentos de Joseph Pilates

Ingrid Quartarolo enaltece a filosofia de vida por trás do pilates

Com boa parte da prática do pilates feita nos Estados Unidos, com uma discípula direta de Joseph Pilates, a fisioterapeuta carioca, radicada em Vitória, no Espírito Santo, Ingrid Quartarolo é sócia-fundadora do Pilates Contemporâneo, um dos principais institutos de formação de profissionais de pilates no Brasil. Recentemente, passou a coordenadora do primeiro curso de pós-graduação da Universidade UniChristus, em Fortaleza. Em entrevista por e-mail, Ingrid fala sobre o respeito aos princípios dos pilates, as novas técnicas e a importância da formação na área.

 

O POVO – Como foi a experiência de receber o ensinamento sobre pilates de alguém que aprendeu com o próprio Joseph Pilates?
Ingrid Quartarolo – Fui indicada para fazer um treinamento, que chamo de vivência, na casa de Molly, uma das discípulas de Joseph, em 2004. Passei um tempo praticando e aprendendo a raiz do pilates tradicional. Nessa época, ela tinha 81 anos. Foi muito especial. Ja tinha feito vários cursos de pilates, mas nunca tinha aprendido a essência do método, que é cheio de princípios filosóficos, como concentração, respiração, powerhouse, equilíbrio, repetições, e o principal, que era como Joseph chamava o método dele, que é a contrologia. Todos esses princípios fazem com que a prática do método não seja apenas uma série de exercícios feitos em máquinas diferentes, e que se torne uma filosofia de vida. Com ela, recebi a tarefa de passar esse conhecimento à frente para que o método
não se perdesse.
OP – O pilates passa evoluções e outras técnicas são incorporadas. Como você vê essas mudanças?
Ingrid – O método, em sua natureza, é inovador. O próprio Joseph Pilates estava sempre buscando o novo. Acho natural que o método passe por um processo evolutivo. Porém, é necessário ter atenção ao que realmente é pilates. Atualmente, se coloca o nome pilates em qualquer movimento do corpo que tenha contração abdominal. Temos de ter atenção a isso. Pilates é um método de exercício que desenvolve a energia vital, melhora a flexibilidade, a amplitude articular, a circulação sanguínea, revigora a mente e eleva o espírito. Esta prática pode ser feita nos aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates — como os clássicos reformer, cadilac, cadeira ou step chair, ladder barrel —, além da prática do pilates solo. Hoje, também usamos rolos, bolas, magic circle e fitas suspensas. Toda essa prática, para ser realmente pilates, dever ser feita respeitando os princípios filosóficos. Caso não o seja, não é pilates, e sim qualquer outra coisa que usa o nome pilates para vender.
OP – Como o pilates consegue integrar corpo e saúde mental?
Ingrid – Joseph Pilates acreditava que, se uma pessoa tem contrologia, ela tem saúde e felicidade. A contrologia é a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. Quando encontramos essa harmonia, temos saúde. Atualmente, vemos as pessoas, de uma maneira geral, perdidas dentro de si, sem reconhecerem mais o que é fundamental para esse equilíbrio interno, olhando para fora de si. Entender e viver a contrologia é um convite ao autoconhecimento.
OP – Qual a importância de procurar profissionais capacitados para prática? Quais riscos se corre na prática mal orientada?
Ingrid – É fundamental que a prática seja com um profissional bem qualificado. Se um movimento for ensinado de forma inadequada ou colocado em um momento incorreto, pode causar sérias lesões na coluna, ombros e joelhos. Recebo no meu estúdio, diariamente, pessoas que se machucaram praticando pilates. Quando digo que irei tratá-las no pilates para mostrar que o problema não é o método, mas sim a forma que ele é feito, elas se assustam. Quando melhoram, nunca mais querem deixar de praticar. O método bem ensinado e praticado tem como principal objetivo a saúde física e mental e isso consequentemente uma melhor qualidade de vida.